sábado, 26 de junho de 2010

Esse tal Bisfenol-A

Hoje quero convidar a todos para conhecer o site da Fernanda e da Fabiana, O tao do consumo e o blog Jornada aos restos do mundo que discutem o meio ambiente a partir do consumo e a geração de lixo, dando atenção especial às embalagens.
Uma das autoras, a Fernanda é mãe de duas meninas, de 4 e 1 ano, e tem se dedicado bastante a pesquisar sobre o bisfenol. O Tao e o blog são independentes e surgiram de uma preocupação com a saúde (em especial das crianças) e o meio ambiente.

O bisfenol-A é usado na fabricação do plástico. Segundo pesquisas, pode provocar puberdade precoce, câncer, alterações no sistema reprodutivo e no desenvolvimento hormonal, infertilidade, aborto e obesidade. Por conta disso, já foi banido da Dinamarca, Canadá e Costa Rica. Na França, o projeto de lei de proibição do bisfenol-A já foi aprovado no senado e aguarda a passagem para a próxima instância. Nos Estados Unidos, vários estados e cidades já proíbem o uso do químico em produtos infantis.
Mas e o Brasil?
Por aqui, a Anvisa continua liberando o uso de bisfenol na fabricação de mamadeiras, copinhos, pratinhos e brinquedos. E é por isso que criamos esse selo. Queremos, assim como foi no Canadá, a partir de uma revolução feita por mães, pedir a proibição do bisfenol nesses produtos.

No ano passado eu já havia colocado aqui no Mundo do Pedro uma matéria da revista Crescer que falava exatamente sobre o Bisfenol-A. Dá uma olhadinha:

2 comentários:

  1. E um absurdo esse descaso com nossas crianças. Vejo que é muito comum termos produtos liberados aqui e em vários outros paises serem proibidos.
    Acho que poibido num lugar nao deveria ser poibido em todos: Se faz mal pra um faz mal para todos.

    ResponderExcluir
  2. essa questão é importantíssima e vem sendo reatada com descaso pelas autoridades brasileiras.
    como no caso das cadeirinhas do carro, dos agrotóxicos e etecéteras.
    apóio o movimento.
    bjocas
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails
 

Template adaptado por Giovana Layouts